Saiba mais sobre O Hobbit, Senhor dos Anéis…

Isaac Asimov: Eu li Tolkien cinco vezes!

 

Isaac Asimov foi um dos maiores escritores de ficção cientifica do século XX. Seus livros influenciaram grande parte das histórias produzidas nessa linha.Mas apontamos que ser um escritor de ficção cientifica não o impedia de ser fã dos livros de fantasia.

Quando Isaac Asimov tinha 17 anos, Tolkien publicou O Hobbit, iniciando um sucesso literário na Inglaterra. Isaac Asimov desde os três anos morava em Nova Iorque. Porém, como é de conhecimento geral, as obras do professor só atingiram um grande número de leitores na década de 60 , quando ocorreu o incidente da pirataria do Senhor dos Anéis pela editora Ace Books nos Estados Unidos. E pode ser que seja nesse período que Isaac Asimov tenha lido pela primeira vez a obra do professor.

 

isaac-asimov-300x264

Antes do professor Tolkien ter publicado O Senhor dos Anéis, Isaac Asimov já havia escrito e publicado alguns livros de ficção cientifica. Como a série Império Galáctico e a trilogia Fundação.

Após a leitura dos livros do Senhor dos Anéis. Percebe-se que ele se tornou um grande fã dos escritos do professor Tolkien.Tanto que escreveu dois artigos falando a respeito do UM ANEL e como ele era uma certa analogia a tecnologia. O primeiro artigo foi publicado originalmente com o nome “The One Ring is What We Make It”, publicado em maio de 1980 na revista Panorama  (republicado em 1981 com o nome The Ring of Evil). Em outra publicação temos o artigo “Concerning Tolkien” publicado em julho de 1991 na revista Isaac’s Universe, volume two: Phases in Chaos.

Em uma entrevista feita em 1988, Isaac Asimov admitiu gostar muito das obras de Tolkien. Tendo lido O Senhor dos Anéis por cinco vezes e só não consegue ler mais por estar muito atarefado.Veja o trecho da entrevista em que ele responde sobre Tolkien:

 

 

Você gosta de Fantasia? das histórias de Tolkien?

Isaac Asimov: Eu gosto de Tolkien propriamente –  Eu já o li por cinco vezes. Eu não tenho lido muito nesses últimos dias, sinceramente. Quando se escreve como eu, não lhe sobra tempo o suficiente para ler. Curiosamente, quando eu procuro ler algo, eu procuro por mistérios de assassinatos e também procuro ler velhos romances de mistérios de assassinatos. Eu sou uma pessoa a moda antiga…

O fato de Isaac Asimov ter lido por cinco vezes a obra de Tolkien, não quer dizer que todas as obras de ficção cientifica posteriores tenham sido influenciadas pelo professor Tolkien, mas é um claro indicio da capacidade e amplitude da obra de Tolkien. E se ler em consideração que George Lucas (diretor de Star Wars) também era um fã de Tolkien. Bem, só temos que concluir que Tolkien foi brilhante por atingir diversos níveis e formas criativas no mundo…

 

Fonte: http://www.asimovonline.com/oldsite/Essays/sf.html

Fonte: http://www.slawcio.com/asimov.html

Facebooktwittergoogle_plusredditby feather

Um comentário

  1. A mostra clara de que George Lucas curtia Tolkien, entre outras, está no nome do planeta dos Ewoks: “Endor”. 🙂

Trackbacks/Pingbacks

  1. Escritores famosos que foram influenciados por J.R. R. Tolkien - Tolkien Brasil - […] Veja mais sobre Isaac Asimov como fã de Tolkien AQUI. […]

Deixar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *