Saiba mais sobre O Hobbit, Senhor dos Anéis…

“A Sociedade do Anel” por Natalllie Alcantara

A blogueira Natalllie Alcantara, de Belém-PA, mais uma vez contribui com uma resenha de um dos principais livros do professor Tolkien para publicação em nosso site.  Dessa vez contamos com o primeiro livro da trilogia do Anel. Agrademos ao bom trabalho dessa jovem escritora e recomendamos o blog dela:      http://meucantinholiterario.blogspot.com.br

——————————————————————————————————————–

O Senhor dos Anéis (The Lord of the rings)

A Sociedade do Anel (The Fellowship of the Ring)

 

            Sessenta anos passaram desde que Bilbo Bolseiro tinha voltado de sua jornada. Ele é conhecido pela sua riqueza legendária e pelo fato de que a idade não parece afetá-lo. Ele anuncia uma grande festa em honra de seu 111º aniversário e do 33º aniversário do seu sobrinho Frodo, adotado como herdeiro e trazido para viver no Bolsão. Durante a festa, o hobbit coloca o anel mágico e desaparece, surpreendendo seus convidados. Gandalf o convence a deixar o anel com Frodo.

            Frodo recebe de Gandalf os bens e o Anel como herança. Mas o mago o adverte para nunca usá-lo. Gandalf parte, e visita Frodo poucas vezes nos anos seguintes. No seu 50° ano de vida, Gandalf novamente aparece e explica a história do anel, afirmando que este é o Um Anel, o maior dos Anéis de Poder forjado por Sauron, o Senhor do Escuro, afirmando que o Anel só poderia ser destruído em Orodruin, a Montanha da Perdição em Mordor.

            O Condado deixa de ser um lugar seguro para Frodo. Ele vende Bolsão e parte, acompanhado por seus amigos Sam Gamgi, Merry Brandebuque e Peregrin Tûk. Gandalf o deixou por algum tempo em busca de notícias e ainda não voltou, o que preocupa Frodo. No dia seguinte, os hobbits notam que estão sendo seguidos pelos misteriosos Cavaleiros Negros.

            Eles resolvem pegar um atalho que passa através da Floresta Velha, lar de árvores que se comunicam entre si. Dentro da Floresta, os hobbits são salvos de um salgueiro violento por um estranho ser que adora cantar: Tom Bombadil. Passando por outros perigos, os hobbits chegam a Bree, uma vila habitada por Homens e hobbits e lá aceitam a ajuda de um Guardião chamado Passolargo, amigo de Gandalf que na verdade se chama Aragorn, como guia até Valfenda.

Mas o grupo é emboscado no Topo do Vento, onde Frodo acaba apunhalado por um nazgûl, Espectro do Anel. Passolargo consegue repelir a ofensiva do Inimigo e foge com Frodo, que está gravemente ferido, e os outros hobbits. Quando estão prestes a serem novamente alcançados pelos Espectros do Anel, o senhor élfico Glorfindel encontra-os e leva-os em segurança até Valfenda. Os nazgûl tentam detê-los, mas são varridos pela inundação súbita no Vau de Bruinen.

 

           

              Em Valfenda, Frodo se recupera e vê muitas caras novas: Elrond, sua filha Arwen, e Glóin, um dos treze anões que acompanharam Bilbo e também o próprio Bilbo. Elrond reúne em conselho Gandalf, Frodo, Bilbo, Glóin, Glorfindel, Aragorn, elfos de Valfenda, Legolas, filho de Thranduil, o Rei dos elfos-silvestres e Boromir, filho de Denethor, o Regente de Gondor, com o objetivo de determinar o destino do Anel. A história do Anel é contada e Gandalf relata suas ações durante o verão, quando descobriu a traição do Mago Branco Saruman.

            O Conselho conclui que o Anel deveria ser destruído. Frodo diz que aceitaria essa tarefa e Elrond aprova sua decisão. O elfo escolhe os companheiros da Sociedade: além de Frodo, Sam, Gandalf, Aragorn, Legolas, Gimli, Boromir, Merry e Pippin. A Sociedade parte para o sul. Eles tentam cruzar as Montanhas Sombrias pela Passagem de Caradhras, mas uma tempestade e um ataque dos wargs os forçam a tomar o caminho por dentro de Moria.

            Dentro do antigo reino dos anões, um balrog e Gandalf, o Mago Cinzento, travam uma batalha na passagem estreita sobre o abismo. Gandalf luta com ele, quebra a ponte com seu bastão e os dois caem na fenda. O resto da Sociedade escapa para fora de Moria. Assim morre o mago e a escuridão cai sobre a Sociedade. Chorando de pesar, o grupo continua seu caminho liderado por Aragorn. Fogem e encontram refúgio em Lothlórien.

                 A Companhia passa vários dias em Caras Galadhon, conhecem Celeborn e Galadriel e recebem auxílio e conselhos. Certa noite, Galadriel enche uma bacia prateada de água de uma fonte, e cria um espelho mágico. Ela permite que Sam e Frodo olhem no espelho, mas os adverte sobre as visões. Quando Frodo olha no espelho, vê o Olho de Sauron. O hobbit também vê Galadriel usando outro dos Três Anéis élficos e lhe oferece o Um Anel, mas ela o rejeita.

            A Sociedade está a ponto de deixar Lórien, e recebem como presentes três barcos leves para facilitar a viagem, mantos élficos cinzentos, várias cordas boas, e um pouco de lembas, um tipo especial de pão. Galadriel também dá a cada um deles presentes especiais. Então a Sociedade deixa Lórien e continua a viagem. A viagem para o sul Anduin abaixo dura dias.

            Surgem divisões entre o grupo. Boromir questiona a liderança de Aragorn. Frodo deve, como Portador do Anel, decidir o rumo a ser tomado. Ele se isola para pensar e não percebe que Boromir o segue. Primeiro com palavras ardilosas e depois com a força, ele tenta arrancar o Anel de Frodo, que foge aterrorizado ao perceber que o Anel de apossou do companheiro. Ele foge acompanhado apenas por Sam e os dois chegam às fronteiras da Terra Escura. Procurando por Frodo, a Sociedade se rompe para sempre.

Facebooktwittergoogle_plusredditby feather

6 comentários

  1. Álvaro Rosendo /

    Cara, esta resenha está ótima, você foi a única pessoa que conseguiu fazer com que Senhor dos Anéis, minha trilogia e série favorita, ter um resumo incrível. Narrou com tudo em ordem diferente de outras pessoas que falam tudo do meio para o começo, voltam para o meio e esquecem o final 😉

  2. Thalia Lisboa /

    Isso me ajudou muito. Estou com o segundo livro para ler e havia esquecido os acontecimentos do primeiro que li há muito tempo, então a resenha me ajudou a relembrar, está muito boa. ^-^

  3. Gabrielle Lima /

    Acompanho o blog da Natallie, ela escreve ótimas resenhas. Apenas uma dúvida, o Frodo vendeu o Bolsão?

    • Sávio Machado /

      Vendeu para os sacola-bolseiros 🙂

    • Polinha Oliveira /

      vendeu sim querida para os sacola-bolseiros.
      foi uma venda r`apida e sorrateira pois eles nao queriam que niguem os vice.
      A venda foi paga com moedas hobbits , para que eles consiguisem ajudar o vilarejo .
      Pois desde sempre eles foram boas pessoas .

  4. Natallie Chagas /

    OMG! Valeu mesmo!

Deixar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: