Saiba mais sobre O Hobbit, Senhor dos Anéis…

“O Hobbit” por Natalllie Alcantara

 

A blogueira Natalllie Alcantara, de Belém-PA, elaborou uma resenha dos principais livros do professor Tolkien e os disponibilizou para publicação em nosso site. Agrademos ao bom trabalho dessa jovem escritora e recomendamos o blog dela:       http://meucantinholiterario.blogspot.com.br

——————————————————————————————————-

 

             O Hobbit relata a história de um hobbit chamado Bilbo Bolseiro, morador do Condado, que é “convidado” por um mago, Gandalf, a entrar numa aventura como ladrão, com mais 13 anões: Thorin Escudo-de-Carvalho, Dwalin, Balin, Dori, Nori, Ori, Oin, Gloin, Bifur, Bofur, Bombur, Kili e Fili. O objetivo dessa aventura é recuperar o tesouro dos anões roubado pelo dragão Smaug no tempo de Thrór, avô de Thorin. A contragosto, Bilbo aceita.

            Montados em pôneis, o grupo começa o caminho para a travessia das Montanhas Nevoentas. Eles encontram no meio da planície o vale secreto em que está Valfenda. Neste refúgio élfico, o grupo é acolhido e recebe os conselhos do mestre elfo Elrond. Ao continuarem a travessia, eles são perseguidos por orcs e, na confusão, Bilbo é deixado desacordado para trás.

            Quando acorda, todos já desapareceram e ele, engatinhando pelo chão, encontra um anel. Descendo por um corredor, encontra a criatura chamada Gollum e lhe propõe um jogo de adivinhação. Se ganhasse, Gollum lhe mostraria a saída da gruta. O jogo começa e a criatura perde quando Bilbo lhe pergunta o que tinha no bolso. Gollum se vê obrigado a cumprir o acordo e quando vai buscar o anel, percebe que era isso que Bilbo tinha no bolso.

           

Ilustração de Tolkien, Nasmith

          Ele tenta capturar o hobbit, mas Bilbo coloca o anel sem querer no dedo, fica invisível e consegue fugir. No vale, encontra Gandalf e os anões e os acompanha, mas encontram um bando de wargs. O grupo escapa ao ser salvo pelas águias das Montanhas Nevoentas que, comandadas pelo Senhor das Águias, os fazem avançar em seu caminho. Gandalf conduz o grupo até a casa de Beorn.

            Na casa de Beorn, conseguem recuperar suas forças. De volta a sua jornada, Bilbo e os anões levam dias atravessando a Floresta Sombria. Sem comida, eles saem da trilha e são atacados por aranhas e depois feitos prisioneiros pelos elfos da Floresta das Trevas. Com a ajuda do anel, Bilbo os ajuda a fugir em direção a Cidade do Lago. Na cidade, erguida sobre palafitas, Thorin se proclama o “rei sob a Montanha”, que veio recuperar o que lhe pertence.

            Recuperados, partem para a Montanha Solitária. Eles entram na montanha e os anões começam a pressionar Bilbo para fazer aquilo pelo qual foi contratado. Assim, invisível pelo poder do anel, o hobbit desce até a câmara do dragão, de onde rouba uma taça do tesouro. Smaug sente falta do objeto e sai à caça do ladrão. Quando ele volta, o hobbit se aventura até a câmara novamente e eles dialogam.

            O dragão não consegue descobrir quem é, mas um dos nomes que BIlbo dá ao dragão, “Cavaleiro do barril”, faz com que Smaug saia para se vingar dos homens de Esgaroth, a Cidade do Lago, mas Bard flecha-o em seu ponto fraco e o dragão desaba sobre a cidade e junto com ela é sepultado no rio. Nesse ínterim, Bilbo descobre a pedra Arken, o maior tesouro, e a guarda para si.

            Ao descobrirem que elfos e homens estão se dirigindo a montanha em busca do tesouro, Thorin envia mensagens pedindo socorro aos seus parentes do povo de Dain e formam uma muralha de pedras na entrada de Erebor. Começa uma intensa negociação, mas Thorin se recusa a dar qualquer compensação. Com a montanha sitiada, Bilbo resolve levar aos sitiantes a pedra Arken para que tudo acabe de uma vez. Thorin, quando descobre, se enche de vingança contra Bilbo.

Ilustração por Ted Nasmith

            A essa altura, Dain chega com reforços e estão prestes a atacá-los, quando uma nuvem de morcegos anuncia a chegada de orcs e wargs. Homens, elfos e anões lutam e quando a batalha parece perdida, as águias das Montanhas Nebulosas e Beorn, este em forma de urso, surgem e resgatam Thorin, ferido mortalmente por lanças inimigas.

            A batalha é vencida e Thorin, antes de morrer, faz as pazes com Bilbo e é enterrado na Montanha Solitária com a pedra Arken e a espada Orcrist sobre seu túmulo. Dain passa a reinar como Rei sob a Montanha e dá um quarto do tesouro para os homens de Bard, assim como esmeraldas para o rei élfico. Bilbo aceita como presentes dois baús, um de ouro e outro de prata.

            Gandalf e Bilbo voltam com Beorn contornando a Floresta das Trevas, hospedando-se com este em Valfenda. Chegam ao Condado um ano após a partida, justamente no dia em que está ocorrendo um leilão de todo o mobiliário da moradia de Bilbo, por julgarem-no morto. O hobbit consegue recuperar seus bens com alguma dificuldade, mas perde a reputação de hobbit respeitável.

            Certo dia, Gandalf e Balin aparecem novamente em sua porta para contar as novidades. A antiga cidade dos homens, Dale, é reconstruída por Bard, assim como a Cidade do Lago, e reina uma forte amizade entre elfos, anões e homens.

Facebooktwittergoogle_plusredditby feather
  • Gabriel Zem Muraro

    Só tem 1 erro não é Gollum é smigol !!!

    • gabriel

      porra cara, quando o bilbo encontra o smeagol** na gruta ele o chama de gollun como todo mundo eles so passam a saber que ele e smeagol em senhor dos aneis

  • Renan Adriano

    Está de parabéns, conseguiu resumir a história com mestria.

  • Thomas Magnum de Almeida

    Ótima resenha, gostei muito.

  • Lucas Nunes

    Parabens pela resenha

  • sarina

    adoro o hobbit

  • disqus_ITmf0R2kZ4

    “…Bilbo aceita como presentes dois baús, um de ouro e outro de prata.” não eram duas arpas, uma de prata e outra de ouro ? Ou eu li “arpas” ao invés de “arcas” ?

    • Victor Oliveira

      São arcas mesmo…

  • Pingback: TOLKIENCAST - O Hobbit, um podcast inesperado - Parte II - Tolkien Brasil | Tolkien Brasil()

  • Natallie Chagas

    Que legal, gente. Obrigada pela chance de colaborar de alguma forma com o site 🙂