Saiba mais sobre O Hobbit, Senhor dos Anéis…

Veja a tradução inédita da carta de Tolkien sobre a esposa de Merry Brandebuque

Por: Sérgio Ramos*.

 

Sabemos que, após o estrondoso sucesso de “O Senhor dos Anéis”, J. R. R. Tolkien começou a receber cartas de fãs ao redor do mundo. Algumas dessas foram publicadas no livro “As Cartas de J. R. R. Tolkien”, editado por Humphrey Carpenter.

No entanto, muitas cartas ficaram de fora do livro e, vez ou outra, alguma emerge de coleções particulares e vai a leilão (conforme já noticiamos AQUI1, AQUI2, AQUI3 e AQUI4).

Na época, Tolkien recebia tantas correspondências que era impossível para ele sozinho responder, então foi necessária uma secretária que o ajudasse a respondê-las. Pois uma dessas cartas surgiu agora e vai a leilão em Londres no dia 22 de outubro de 2015.

Nesta carta em especial, um fã pergunta a Tolkien sobre a esposa de Merry Brandebuque, ao que sua secretária responde que não há registros sobre ela. O toque diferencial nesse item é que, antes que a carta-resposta fosse enviada, Tolkien foi lá e escreveu a mão uma nota ao final, revelando a identidade da esposa de Merry: a irmã de Fatty Bolger (aquele quinto hobbit que era para ter ido junto na jornada, mas que acaba ficando para trás).

A carta que irá a leilão (clique para ampliar).

A carta que irá a leilão (clique para ampliar).

Veja a tradução que fizemos da carta, em primeira mão:

 

Como todos sabem, Hobbits são uma raça que o Professor Tolkien criou, mas ele ficaria tão encantado quanto você ficaria caso encontrasse uma toca ocupada. Discutir a história deles e suas famílias com eles seria obviamente a coisa certa a se fazer, e os satisfaria muito. Sua pergunta sobre com quem Merry casou é interessante, mas infelizmente a resposta não foi registrada. Quanto à questão da cor do Gollum, sua solução é provavelmente tão boa quanto qualquer outra.

Haverá um outro livro? Professor Tolkien espera completar para publicação uma obra chamada O Silmarillion, um registro da história e mitologia das Primeira e Segunda Eras e a parte inicial da Terceira Era como ela veio através dos Númenoreanos, mas ele se mantém afastado disso devido a outros afazeres, particularmente um problema de direitos autorais nos Estados Unidos, onde uma edição pirata foi produzida por uma companhia chamada Ace Books sem seu conhecimento ou consentimento, e sem qualquer oferta de pagamento a ele.

Por favor, aceite seu agradecimento por sua amável e interessante carta, e seu desejo de muitas felicidades a você.

Atenciosamente,

Baillie Knaphei

Secretária.

 

Eu acredito que ele casou com uma irmã de Fredegar (Fatty) Bolger, mas eu pensarei a respeito. Eu tenho alguns registros da família dos Bolgers de Budgeford, cujas terras não ficavam longe da Terra dos Buques, mas, por falta de espaço, elas não foram incluídas.

J. R. R. Tolkien

 

Ainda sobre esse assunto, há uma nota de Christopher Tolkien publicada no “The Peoples of Middle-earth” (volume XII do “The History of Middle-earth”) em que ele fala:

Em uma de suas cópias da Primeira Edição, ele acrescentou a genealogia dos Tûks… “Estella” como a irmã de Fredegar e a data de nascimento 1385; e para a genealogia dos Brandebuques ele acrescentou a Meriadoc “= Estella Bolger 1385”, anotando ao lado que ele contou em uma correspondência em 1965 que “acredito que ele casou com uma irmã de Fredegar Bolger dos Bolgers de Budgeford”.

Outra curiosidade da carta, que irá a leilão pela Bloomsburry Auctions de Londres, é que a tal secretária se trata, nada mais nada menos, de Baillie Tolkien, que casou com Christopher Tolkien em 18 de setembro de 1967. Na época da carta acima (1965), ela usava ainda o sobrenome de seu ex-marido (Brian Knaphei). Baillie Tolkien foi importante em organizar as cartas que J. R. R. enviava a seus filhos quando eram crianças todos os anos na época do Natal: ela foi editora do belíssimo livro “As Cartas do Papai Noel” (saiba mais AQUI).

*Sérgio Ramos é membro da Tolkien Society e administrador do Tolkien Brasil. Servidor público, esportista e entusiasta de histórias de heróis.

*Sérgio Ramos é membro da Tolkien Society e administrador do Tolkien Brasil. Servidor público, artista marcial e entusiasta de histórias de heróis.

Facebooktwittergoogle_plusredditby feather

Um comentário

  1. Thiago A. /

    Fico imaginando aqui o preço final dessas cartas.

Trackbacks/Pingbacks

  1. Cartas e outros itens de Tolkien estão à venda - Tolkien Brasil | Tolkien Brasil - […] divulgamos uma carta de Tolkien que foi anunciada para leilão (veja a notícia AQUI), e também um mapa cheio…
  2. A importância da descoberta de um mapa da Terra-média com anotações de Tolkien - Tolkien Brasil | Tolkien Brasil - […] Mais uma vez fica provado que o estudo de Tolkien e sua Terra-média é para uma vida inteira. Como…

Deixar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *