Saiba mais sobre O Hobbit, Senhor dos Anéis…

Os livros de arte de J. R. R. Tolkien

Por Sérgio Ramos

Atualizado em: 09/09/2016.

Introdução

O talento de J. R. R. Tolkien como escritor é inegável e reconhecido ao redor do mundo. Suas histórias fantásticas fazem parte do imaginário de milhões de pessoas através das décadas. A habilidade do Professor Tolkien com as palavras faz com que o leitor se sinta imerso no mundo da Terra-média como se estivesse presenciando os fatos ou mesmo fazendo parte da história.

            Felizmente, é possível também ter uma ideia visual de cenários, cidades, criaturas e personagens de Tolkien. Isso porque, desde que começou a desenvolver sua literatura, ele se aventurou também no mundo da arte, chegando ao ponto de fazer um livro infantil completamente ilustrado chamado Sr. Bliss.

            O mais interessante na arte de Tolkien, que vai desde rascunhos inacabados até pinturas belíssimas, é que se pode entender como o autor via diversos aspectos de suas histórias. Assim, podemos ver a chegada de Gandalf ao Bolsão ou mesmo a Torre de Orthanc, onde morava Saruman, o Branco, entre muitas outras.

Pictures by J. R. R. Tolkien (1979)

 

Pictures by J. R. R. Tolkien

Pictures by J. R. R. Tolkien

            Este livro, publicado orginalmente em 1979 pela George Allen & Unwin, foi o primeiro a trazer diversas ilustrações feitas por Tolkien reunidas numa só publicação. Ele apresentou, inicialmente, as imagens que já haviam sido publicadas anteriormente nos Calendários Tolkien dos anos 70, acrescentando-se algumas outras.

            Ele trouxe também os desenhos em preto e branco que haviam sido feitos para O Hobbit e que já eram conhecidos por quem tinha lido este, juntamente com as versões coloridas por H. E. Riddet, sem falar em notas de Christopher Tolkien que acompanham as ilustrações.

            O índice de figuras aqui apresentadas é o seguinte:

– The Hill: Hobbiton-across-the-Water
– The Trolls
– The Three Trolls are turned to Stone
– Rivendell (I)
– Rivendell (II)
– Rivendell (III)
– The Mountain-path
– The Misty Mountains Looking West from the Eyrie towards Goblin Gate
– Bilbo woke with the early sun in his eyes
– Beorn’s Hall
– The Elvenking’s Gate (I)
– The Elvenking’s Gate (II)
– Bilbo comes to the Huts of the Raft-elves (I)
– Bilbo comes to the Huts of the Raft-elves (II)
– Lake Town
– The Front Gate
– Conversattion with Smaug
– Smaug flies round the Mountain
– Death of Smaug
– The Hall at Bag-End, Residence of B. Baggins Esquire
– Old Man Willow
– Doors of Durin and Moria Gate (I)
– Moria Gate (II)
– Leaves from the book of Mazarbul
– The Forest of Lothlorien in Spring
– Helm’s Deep and the Hornburg
– Orthanc and Minas Tirith
– Shelob’s Lair
– Dunharrow
– Orodruin and Barad-dûr
– Taniquetil
– Lake Mithrim
– Nargothrond (I)
– Nargothrond (II)
– Gondolin and the Vale of Tumladen
– Tol Sirion
– Mirkwood and Beleg Finds Gwindor in Taur-nu-Fuin ( entitled Fangorn Forest)
– Glaurung sets forth to seek Túrin
– Polar Bear had fallen from top to bottom onto his nose
– Three dragons
– Trees
– Flowering Tree with Friezes
– Patterns (I)
– Patterns (II)
– Floral Designs
– Númenórian Tile and Textiles
– Heraldic devices
– Elvish Script

            O grande mérito deste livro foi reunir tantas ilustrações num só volume, já que os calendários onde a maioria delas havia sido publicada antes eram raros de encontrar e nem todos tiveram acesso.

            O livro vinha inicialmente dentro de uma slipcase, sendo que quando o estoque da capa protetora acabou na editora, o livro continuou sendo vendido sem ela. Uma nova edição do Pictures foi lançada em 1992 pela Harper Collins, com algumas correções e um prefácio mais longo de Christopher Tolkien.

 

J. R. R. Tolkien Artist & Illustrator (1995)

J. R. R. Tolkien Artist & Illustrator

J. R. R. Tolkien Artist & Illustrator

            Este livro, escrito por Christina Scull e Wayne G. Hammond, pessoalmente meus tolkienistas preferidos, apresenta um enorme acervo artístico, desde os primeiros desenhos de Tolkien ainda criança, até suas últimas peças. São cerca de 200 ilustrações, muitas coloridas, em que os autores esmiúçam cada uma, explicando o contexto em que foram feitas e onde se encaixam dentro do trabalho literário de Tolkien.

            A primeira edição, de 1995, veio em capa dura com dust cover. A reimpressão de 1998 veio em paperback e com correções no texto.

            Uma excelente obra para quem quer se aprofundar no tema, com imagens contextualizadas. Por exemplo, temos ilustrações de O Silmarillion, d´O Hobbit, O Senhor dos Anéis e outras. Destaque também para a sessão de heráldica, ou seja, os símbolos de famílias de personagens famosos, tais como Eärendil e Beren, e as tapeçarias númenorianas.

 

The Art of The Hobbit (2011)

The Art of The Hobbit

The Art of The Hobbit

            Em celebração aos 75 anos de lançamento de O Hobbit, a Harper Collins lançou esta preciosidade, que contém praticamente todos os rascunhos, desenhos e pinturas que Tolkien fez relacionados a Bilbo Bolseiro e sua aventura até a Montanha Solitária. Mais uma vez, Christina Scull e Wayne G. Hammond comentam todas as figuras em profundidade, realizando um trabalho de excelente nível.

            O livro tem um formato grande, em capa dura e com uma bela slipcase protetora. Algumas páginas são duplas, do tipo dobráveis. Mostra também desde a evolução do Mapa de Thror até a chegada da comitiva em Erebor, bem como os modelos de capa e dust jacket feitos para o livro.

            É uma peça essencial para quem gosta de O Hobbit e/ou quer se aprofundar no Legendarium de Tolkien.

The Art of The Lord of the Rings (2015)

 

The Art of The Lord of the Rings

The Art of The Lord of the Rings

            Em comemoração ao aniversário de 60 anos do lançamento de O Retorno do Rei, que está chegando, foi anunciado em novembro de 2014 mais este livro, que será publicado em 2015 pela Harper Collins, seguindo o mesmo padrão de qualidade, em visual e de informação, do The Art of The Hobbit, também com a marca dos renomados Scull & Hammond.

            Segundo seus autores, este trabalho será ainda maior e mais complexo que seu antecessor Hobbit, e você pode ter mais informações sobre ele AQUI.

Outros livros com ilustrações de Tolkien

            Os livros mencionados acima trazem a arte de Tolkien de forma documentada e comentada. Existem ainda alguns livros de histórias escritas por Tolkien para os quais ele fez belas ilustrações. São basicamente livros infantis, onde as ilustrações deixam de ser meras coadjuvantes e se transformam em acessórios indispensáveis aos textos. São eles:

– Cartas do Papai Noel

– Roverandom

– Sr. Bliss

            Felizmente, todos esses já foram publicados no Brasil.

Considerações finais

            Percebe-se, após a análise acima, que o ilustrador Tolkien era quase ou tão importante quanto o escritor Tolkien. Muitas vezes, ele precisava desenhar locais para poder depois escrever suas histórias em cima daqueles cenários, o que só contribuía para o realismo dentro de suas histórias fantásticas. Não é à toa que Tolkien dizia que, para se escrever uma boa história, antes de mais nada deveria haver um mapa, pois não tinha como obter resultado satisfatório caso o mapa fosse inventado após os acontecimentos.

Arte de Tolkien

            O TOLKIEN BRASIL aguarda com ansiedade que os livros que trazem a arte de J. R. R. Tolkien sejam traduzidos para o português e lançados aqui no Brasil, pois com o aumento do interesse pelo autor, mais e mais leitores também anseiam por ver como alguns aspectos da Terra-média eram por ele imaginados.

Facebooktwittergoogle_plusredditby feather

Um comentário

  1. Ramon Silva /

    Que sejam publicadas imediatamente essas e outras obras do Mestre Tolkien.

Deixar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: