Saiba mais sobre O Hobbit, Senhor dos Anéis…

Em que dedo Sauron usava o Um Anel?

Por: Sérgio Ramos*.

Publicado em 23/12/2015.

Atualizado em 19/02/2015.

Pergunta: em que dedo Sauron usava o Um Anel?

Resposta: não é possível obtermos uma resposta com 100% de certeza a esta pergunta, mas é possível fazer algumas ilações.

Que Sauron perdeu o dedo após Isildur corta-lo junto com o Um Anel e ficou com apenas quatro naquela mão (mesmo quando reconstruiu seu corpo) já sabemos, vide as falas do Gollum, que foi torturado pelo próprio Senhor do Escuro em Mordor:

-Seria Minas Ithil, que Isildur, filho de Elendil, construiu – disse Frodo. – Foi Isildur quem decepou o dedo do Inimigo.
– Sim, Ele só tem quatro na Mão Negra, mas são suficientes – disse Gollum tremendo. – E Ele odiava a cidade de Isildur. (J. R. R. Tolkien – As Duas Torres, O Portão Negro Está Fechado) (destacou-se)

Se você ainda tem dúvida se Sauron tinha ou não corpo físico humanoide na época da Guerra do Anel, lei o artigo A forma de Sauron à época da Guerra do Anel.

Pelo menos uma certeza podemos ter: Sauron usava o Anel em sua mão esquerda. Tal constatação é possível de se fazer porque o próprio Tolkien fez um desenho do Inimigo para a capa de “O Retorno do Rei”, e este desenho mostra Sauron esticando o braço com uma mão completa com os cinco dedos em forma de garras. Perceba que a mão é a direita, onde não falta dedo algum:

Sauron desenhado por J. R. R. Tolkien para a capa de O Retorno do Rei. (clique para ampliar)

Sauron desenhado por J. R. R. Tolkien para a capa de O Retorno do Rei.

<Atualização> Inicialmente, pensávamos que a mão ilustrada no desenho seria a esquerda, porém, após observações atentas de Ronald Kyrmse e Cesar Augusto Machado, percebi que não poderia ser a mão esquerda, pois a posição do ombro em relação à cabeça denuncia ser o braço direito.

Agora, a questão mais complicada: em que dedo da mão direita estava o Um Anel? O elemento mais próximo que temos para resolver o enigma é o dedo em que o próprio Frodo usou o Anel pela última vez. Isto é importante, pois ali nas Sammath Naur, no coração da Terra Negra, naquele derradeiro momento, foi quando Frodo finalmente sucumbiu à vontade maligna do objeto mágico, ou seja, foi quando ele reivindicou o Anel para si e não apenas para se esconder de algum adversário.

Pois Frodo colocou o dedo na mão direita, e o fez no dedo que fica ao lado do mindinho, ou seja, o anelar. Este foi o dedo arrancado por Gollum. Senão vejamos a cena em que, após serem resgatados, os dois hobbits principais retornam do sono:

Lembrou-se daquele cheiro: a fragrância de Ithilien. – Graças! – cismou ele. – Por quanto tempo estive dormindo? – Pois o cheiro o carregara de volta ao dia em que ele acendera sua pequena fogueira sob o barranco ensolarado, e por um momento tudo o que se passara depois se apagou da memória consciente. Espreguiçou-se e respirou fundo. – Puxa, que sonho eu tive! – murmurou ele. – Estou feliz por ter acordado! – Sentou-se e então viu que Frodo estava deitado ao lado, dormindo tranquilo, com uma mão atrás da cabeça, e a outra descansando sobre a coberta. Era a mão direita e faltava-lhe o terceiro dedo. (J. R. R. Tolkien – O Retorno do Rei, O Campo de Cormallen) (destacou-se)

Frodo e Gollum nas Sammath Naur (arte de Henriette Westh).

Frodo e Gollum nas Sammath Naur (arte de Henriette Westh).

Ora, ele fala em terceiro dedo, então não seria o do meio? Negativo, pois o polegar não é contado como dedo – em inglês, o polegar é thumb, e finger qualquer outro dedo. A dúvida é sanada por Christopher Tolkien em nota publicada em Sauron Defeated:

Meu pai chamava o penúltimo dedo (o ´quarto dedo´ ou ´dedo do anel´) de ´terceiro dedo´; por isso em Frodo ´faltava-lhe o terceiro dedo´. (J. R. R. Tolkien – The History of Middle-earth, vol. IX – Sauron Defeated, The Field of Cormallen) (destacou-se)

Dedo do anel é uma expressão que aparece em várias culturas do mundo e, especialmente, na cultura ocidental pela tradição greco-romana. O dedo anelar é inclusive chamado, em latim, de digitus medicinalis ou digitus medicus. É o dedo onde se usa a aliança, de forte conotação de poder, estreitamento de laços.

Logo, como dissemos no início, não há uma resposta totalmente certa para a pergunta, mas é possível presumir que o Um Anel realmente fosse usado no que o próprio Tolkien chamava de “dedo do anel”, qual seja, o anelar (da mão esquerda), até porque foi nele que Frodo, na única vez em que reivindicou o Anel para si, o colocou na intenção de se tornar dono e senhor do artefato (só que, diferente de Sauron, teria colocado na mão direita). Lembre-se que, quando Frodo colocou o Anel no dedo indicador da mão esquerda um pouco antes de ser esfaqueado pelo Rei-dos-Bruxos de Angmar no Topo do Vento, sua intenção não era de ter a propriedade sobre o Anel – detalhe importante numa obra onde os detalhes são fundamentais.

*Sérgio Ramos é membro da Tolkien Society e administrador do Tolkien Brasil. Servidor público, esportista e entusiasta de histórias de heróis.

*Sérgio Ramos é membro da Tolkien Society e administrador do Tolkien Brasil. Servidor público, artista marcial e entusiasta de histórias de heróis.

facebooktwittergoogle_plusredditby feather
  • Ronald Kyrmse

    Na capa do RdR por Tolkien, parece que o braço estendido (portanto também a mão) é o direito.

    • Sérgio Ramos

      Você tem razão, Ronald! Conversei com um amigo a respeito e ele mostrou que a forma como o ombro está desenhado acusa que é a mão direita (embora, no desenho aqui mostrado, o rascunho de baixo mostre uma mão esquerda).
      Irei revisar o artigo.
      Obrigado!

      • João Vitor Amorim

        Você já revisou? Afinal, é o braço direito ou esquerdo?

  • Ronald Kyrmse

    Na capa do RdR, parece mais a mão direita (no braço direito)…