Saiba mais sobre O Hobbit, Senhor dos Anéis…

Concordância entre os calendários da Terra-média – Por Ronald Kyrmse

Endóreva Astanótië

[Contagem dos Meses da Terra-Média, em Quenya]

Ronald Kyrmse é membro da Tolkien Society e do grupo de estudos dos idiomas élficos "Quendili", estudioso de Tolkien há mais de 30 anos e membro fundador do primeiro grupo de entusiastas tolkienianos do Brasil, tendo colaborado como consultor ou tradutor em quase todas as publicações de Tolkien no Brasil.

Ronald Kyrmse é membro da Tolkien Society e do grupo de estudos dos idiomas élficos “Quendili”, estudioso de Tolkien há mais de 30 anos e membro fundador do primeiro grupo de entusiastas tolkienianos do Brasil, tendo colaborado como consultor ou tradutor em quase todas as publicações de Tolkien no Brasil.

Por: Ronald Kyrmse.

Publicado em: 15/07/2016.

Publicado [no original em inglês] em Quettar, o Boletim da Comunidade Linguística da Tolkien Society, Nº 21 (1984).

middleearth calendar

A principal fonte de informações sobre os calendários da Terra-Média é o Apêndice D da tradução do Livro Vermelho do Marco Ocidental feita pelo Prof. J.R.R. Tolkien. Foi dali que se extraíram as citações abaixo, para obter uma concordância entre nossa contagem dos meses e dias por um lado, e por outro lado os cinco sistemas que se sabe terem sido empregados pelos eldar, pelos hobbits e pelos homens na Terceira e Quarta Eras. São os seguintes:

o Calendário do Condado (CC),

o Registro dos Reis (RRi),

o Registro dos Regentes (RRg),

o Novo Registro (NR) e

o Calendário de Imladris (CI).

No texto que se segue, os nomes dos meses janeiro, fevereiro etc. referem-se aos meses do Calendário Gregoriano , exceto quando estão entre aspas, pois na tradução citada acima os meses do Condado muitas vezes foram mencionados pelos nomes dos nossos meses aos quais melhor correspondiam. Ademais, supôs-se que Narvinyë, Nénimë, …, Hísimë, Ringarë correspondem — tão exatamente quanto possível — a Pós-Iule, Lamamês, …, Libamês, Pré-Iule.

No Calendário do Condado o ano começa em 21 de dezembro, pois lemos que “se pretendia que o Dia do Meio do Ano correspondesse tanto quanto possível ao solstício de verão”, que cai em 21 de junho.

O mesmo vale para o Registro dos Reis: “Os hobbits […] continuaram usando uma forma do Registro dos Reis adaptada para se adequar aos seus próprios costumes”. O Registro dos Regentes, já que era apenas uma versão revisada daquele, também tinha um ano que começava no solstício de inverno.

Quanto ao Novo Registro, há a indicação de que “o ano começava em 25 de março, à maneira antiga”, aqui interpretado como significando 25 de Louvoso, ou 16 de março gregoriano. De fato, “30 de Yavannië […] correspondia ao antigo 22 de setembro”, isto é, a 22 de Sacromês.

Lemos sobre “o yestarë […] no Calendário de Imladris, correrspondendo […] aproximadamente ao 6 de abril do Condado”. Isto é 6 de Pasco, equivalente a 27 de março gregoriano. Como o cômputo de Imladris não envolvia acrescentar um dia bissexto a cada quatro anos, como os outros quatro calendários (e o nosso), e sim duplicar os enderi a cada doze anos, propõe-se um ciclo de 12 anos para a concordância com o nosso. Nesse ciclo, 27 de março é o yestarë médio, pois conforme o ano considerado o yestarë podia equivaler a 26, 27 ou 28 de março.

No Calendário do Condado, bem como nos Registros dos Reis, dos Regentes e Novo, presumiu-se que os anos bissextos de cada um deles são mais ou menos coincidentes com aqueles em que nós teríamos um dia 29 de fevereiro. As datas entre parênteses se referem a tais anos. Para os fins deste ensaio, desconsiderou-se o fato de que, no Calendário Gregoriano, nenhum ano secular é bissexto a não ser que seja exatamente divisível por 400; tampouco se considerou a não-duplicação dos enderi no último ano de cada terceiro yén, no Calendário de Imladris.

As tabelas anexas demonstram a relação entre os diversos calendários mencionados, conforme deduzida das obras do Prof. Tolkien e das considerações acima.

CALENDÁRIO DO CONDADO, REGISTRO DOS REIS, REGISTRO DOS REGENTES (Clique para ampliar)

CALENDÁRIO DO CONDADO, REGISTRO DOS REIS, REGISTRO DOS REGENTES (Clique para ampliar)

NOVO REGISTRO (Clique para ampliar).

NOVO REGISTRO (Clique para ampliar).

CALENDÁRIO DE IMLADRIS (Clique para ampliar).

CALENDÁRIO DE IMLADRIS (Clique para ampliar).

TRANSFORMAÇÃO ENTRE OS CALENDÁRIOS GREGORIANO E DA TERRA-MÉDIA (Clique para ampliar).

TRANSFORMAÇÃO ENTRE OS CALENDÁRIOS GREGORIANO E DA TERRA-MÉDIA (Clique para ampliar).

Facebooktwittergoogle_plusredditby feather

Deixar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: