Saiba mais sobre O Hobbit, Senhor dos Anéis…

Será que Christopher Tolkien escreveu O Silmarillion? por Michael Martinez

 michaelmartinez

Michael Martinez é um dos mais conhecidos Tolkienistas (escritor de Tolkien). Michael é autor de Visualizing Middle-earth, Parma Endorion: Essays on Middle-earth, 3rd Edition, and Understanding Middle-earth: Essays on J.R.R. Tolkien’s Middle-earth.Suas colunas são conhecidas por todo o mundo, pois já foram traduzidas para oportuguês, espanhol, grego, italiano, húngaro, finlandês, hebraico, e outros idiomas.

 Será que Christopher Tolkien escreveu O Silmarillion?

Resposta: Talvez só o debate sobre as asas dos Balrogs inspirou debates mais tóxicos do que a esta pergunta. Muitos leitores sabem muito dos detalhes sobre a construção de O Silmarillion, mas eles parecem não conseguir formar uma opinião sobre se Christopher Tolkien realmente escreveu o livro publicado. Para ser honesto, eu acho que Christopher Tolkien podem ser adiado por essa questão, ou pelo menos decepcionado com a simplicidade de pensamento que ela representa.

Quando O Silmarillion foi publicado Christopher atribuiu toda a responsabilidade autoral ao seu pai, embora como ele revelou em The History of Middle-earth, mais precisamente e especificamente em War of the Jewels, que ele se permitiu tomar liberdades editoriais de que mais tarde se arrependeu .

Os editores às vezes reescrevem livros. Acontece por uma variedade de razões, algumas mais plausíveis do que outras. Eu acho que no caso de O Silmarillion Christopher sentia um fardo para trazer um livro pronto para publicação o mais rápido possível, que ele se obrigou a arar através de uma imensa coleção de ensaios, poemas e narrativas para compilar como um conjunto coerente de “partes” do que ele acreditava que o seu pai quis publicar como ele poderia maquinar.

É isto, Christopher notou que o seu pai sempre teve uma ideia forte (se não totalmente clara) na sua mente do que deve ser publicado. Foi a esse corpo de trabalho desejado que J.R.R. Tolkien por vezes se referiu como o seu Legendarium. O verdadeiro Legendarium de Tolkien nunca verá a luz do dia pois ele nunca foi concluído.

silmarillion

O Silmarillion é uma compilação de textos que tentam mostrar de uma forma às vezes crua, e às vezes bastante sofisticada, a estrutura aproximada do Legendarium, mas não necessariamente todos os seus textos constituintes. Na verdade, a maioria dos textos constituintes simplesmente não existem. O que temos são camadas de tentativas de escrever os textos constituintes finais do Legendarium desejado.

Eu acho que algumas pessoas tentam falsificar definições dizendo que Christopher era apenas o redator das obras de seu pai; mas à luz das reflexões de Christopher sobre as mudanças que ele operou em cima das histórias do seu pai eu acho que temos que dizer que Christopher desempenhou um papel duplo de editor/colaborador em trazer O Silmarillion para publicação. Ele foi certamente o parceiro júnior na relação de colaboração com o trabalho do seu pai, apenas preenchendo as lacunas que ele pensava necessitarem absolutamente de algum preenchimento. Ele deixou, na verdade, muitas perguntas sem resposta embora houvessem respostas candidatas disponíveis nos papéis do seu pai.

Apesar do criticismo que eu e outros dirigimos às auto-identificadas intrusões autorais de Christopher, pode-se dizer que ele praticou uma restrição considerável, pois alguns dos seus críticos têm argumentado que Christopher não foi longe o suficiente, ou que ele deveria ter incluído muito mais material do que ele fez. Eu, pessoalmente, gostaria que ele tivesse incluído “The Wanderings of Hurin” em The Children of Hurin, por exemplo. Mas, dada a complexidade das tarefas não há nenhuma maneira de que Christopher poderia ter todos satisfeitos com as suas escolhas.

________________________________________________________________________________

Tradução de Lia Margarida Silva,  graduada em Turismo da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Portugal.
 
A tradução do texto foi autorizada pelo próprio autor Michael Martinez. Tendo como original o texto “Did Christopher Tolkien Write The Silmarillion?” publicado em 23 de Janeiro de 2013  no seguinte site http://middle-earth.xenite.org/2012/01/23/did-christopher-tolkien-write-the-silmarillion/
Facebooktwittergoogle_plusredditby feather