Saiba mais sobre O Hobbit, Senhor dos Anéis…

Os magos precisam de cajados para fazer magia?

publicity-blueMichael Martinez é um dos mais conhecidos Tolkienistas (escritor de Tolkien). Michael é autor de Visualizing Middle-earth, Parma Endorion: Essays on Middle-earth, 3rd Edition, and Understanding Middle-earth: Essays on J.R.R. Tolkien’s Middle-earth.Suas colunas são conhecidas por todo o mundo, pois já foram traduzidas para oportuguês, espanhol, grego, italiano, húngaro, finlandês, hebraico, e outros idiomas.

Os magos precisam de cajados para fazer magia?

É claramente visto em algumas cenas na história que Gandalf usou seus cajado com propósito “mágicos” (por exemplo acendendo fogos, criando uma luz para enxergar na escuridão de Moria, etc.). No entanto, Gandalf também destruiu seu cajado quando partiu a ponte de Khazad-dum e a ainda assim ele continuou capaz em uma batalha de vários dias com o Balrog, na qual um ou ambos utilizou grandes poderes contra o outro.

Então Gandalf conseguiu derrotar o Balrog sem o seu cajado, fica claro então para todos que ele não precisa de seu cajado para usar seus poderes de Maiar.

Tolkien não explica o significado dos cajados dos Istari, em nenhum escrito publicado até o presente, mas ele claramente mostra um valor simbólico no momento em que Gandalf quebra o cajado de Saruman e este acusa Gandalf de pretender reunir para si os cajados dos “Cinco Magos”.

Em minha opinião um cajado de mago é um símbolo de seu ofício – ou seja, como emissários dos Valar. O fato de Língua-de-Cobra (Wormtongue) insistir que Gandalf deve largar o seu cajado na portaria do salão de Theoden, pode ter sido uma tentativa ingênua de privar Gandalf de seu poder, pois Língua-de-Cobra não compreendia a verdadeira natureza dos Istari.

gandalfgrey5

 —————————————————————————————–

A tradução do texto foi devidamente autorizada pelo  autor Michael Martinez. Tendo como original o texto “Do Wizards Need Their Staffs in Middle-earth? ” publicado em 30 de janeiro de 2013 no seguinte site:http://middle-earth.xenite.org/2013/01/30/do-wizards-need-their-staffs-in-middle-earth/

Facebooktwittergoogle_plusredditby feather
  • Lucas Filemon

    Está corretíssimo, mas algo que não fora citado, é que Mithrandir é portador de Narya, o anel do Fogo, por isso ele fala na ponte de Khazad-Dûm que é o guardião da Chama de Anor. Ele é uma exceção, pois é um portador de um dos anéis élficos.

  • Eduardo Leon de Camargo

    Acho que o Michael Martinez esqueceu de algo importante: O cajado, ao meu ver, conduz melhor a magia a um só lugar. Ele une toda a magia e a junta em um só ponto, distribuindo melhor o poder a um só local.
    Pegamos o filme: Quando Saruman destrói uma parte de um pico de Caradhras, este não utiliza o cajado, e a sua magia se propaga mais abertamente.
    O que eu acho é que funciona como um vento passando por uma porta: Se você diminui a área, a pressão vai aumentar. O cajado deve fazer isso, é um melhor condutor.

    • Luiz Gustavo Pereira

      Ou seja, é como a varinha do Harry Potter hehehehe

      • Douglas Nascimento

        Não no caso seria inverso, a varinha seria como o cajado. (Apenas por questão cronológica rs)

        • Luiz Gustavo Pereira

          de acordo

    • ivan

      rapaz, não cite o filme para corroborar com uma interpretação sua. o filme não pode ser usado como referencia pra compreendermos o xamã (tolkien); peter jackson entende lotr no mesmo nível de abstração que eu, você…, ou seja, meros mortais..