Saiba mais sobre O Hobbit, Senhor dos Anéis…

Bilbo Bolseiro teve filhos? por Michael Martinez

 

Michael Martinez é um dos mais conhecidos Tolkienistas (escritor de Tolkien). Michael é autor de Visualizing Middle-earth, Parma Endorion: Essays on Middle-earth, 3rd Edition, and Understanding Middle-earth: Essays on J.R.R. Tolkien’s Middle-earth.Suas colunas são conhecidas por todo o mundo, pois já foram traduzidas para oportuguês, espanhol, grego, italiano, húngaro, finlandês, hebraico, e outros idiomas.

 Bilbo Bolseiro teve filhos?

Sim, Bilbo Bolseiro formalmente/legalmente adotou Frodo Bolseiro como seu filho e herdeiro. Evidentemente, Bilbo também era primo de Frodo e está a relação de parentesco sanguineo mais divulgada entre os dois Hobbits.  As vezes leitores se referem a Bilbo como um tio de Frodo – uma referencia que o própio Tolkien usou sobre Bilbo em diversas passagens em consideração a todos os jovens hobbits aos quais ele tinha parentesco. Por exemplo:  “…Na verdade, em um canto alguns dos Túks e Brandebuques jovens, supondo que o Tio Bilbo tivesse terminado (uma vez que já tinha dito tudo o que era necessário), agora improvisavam uma orquestra, e começavam a tocar uma toada alegre e dançante…” e  “Para o uso de ANGÉLICA, do tio Bilbo; num espelho redondo e convexo.Ela era uma jovem Bolseiro, e obviamente considerava seu rosto bem proporcionado”.

A referência sobre Frodo e seu  “Tio Bilbo” é encontrada no capítulo “Muitos Encontros”, onde Tolkien escreve:

Olhando no espelho, assustou-se ao ver uma imagem de si mesmo muito mais magra do que a que recordava: a imagem era notavelmente parecida com aquela do jovem sobrinho de Bilbo, que costumava passear com o tio no Condado, mas os olhos o observavam pensativamente.

A questão da adoção de Frodo, contudo, é estabelecida logo no início da história, em “Uma festa muito esperada”, onde Tolkien escreve:

Mas até agora os problemas não haviam chegado, e como o Sr. Bolseiro era generoso com seu dinheiro, a maioria das pessoas estava disposta a perdoar suas esquisitices e sua boa sorte. Continuou se relacionando em termos de cortesia com sua família (com exceção, é claro, dos Sacola-Bolseiros), e tinha muitos admiradores devotados entre os hobbits de famílias pobres e sem importância. Mas não tinha amigos íntimos, até que seus primos mais jovens começaram a crescer. O mais velho deles, e favorito de Bilbo, era o jovem Frodo Bolseiro.Quando Bilbo tinha noventa e nove anos, adotou Frodo como seu herdeiro, e o trouxe para viver em Bolsão, e os Sacola-Bolseiros finalmente perderam as esperanças. Por acaso, Bilbo e Frodo faziam aniversário no mesmo dia, 22 de setembro. “Seria melhor que você viesse morar aqui, Frodo, meu rapaz!” disse Bilbo um dia, “e então poderemos comemorar nossos aniversários juntos e com mais conforto”. Nessa época Frodo ainda estava na vintolescência, que é como os hobbits chamavam os anos irresponsáveis entre a infância e a maioridade aos trinta e três anos.

A relação entre Bilbo e Frodo  era certamente complexa, já que ambos os país de Frodo eram sobrinhos de Bilbo. Assim a questão geral se foi — se  Bilbo Bolseiro tinha algum filho —  pois podemos ver que ele adotou o Frodo.

 

———————————————————————————————————————————————–

Os trechos do livro foram retirados da versão traduzida brasileira, pela Martins Fontes, e correspondem ao mesmo texto mencionado na versão origianl em inglês desse artigo. 
 
A tradução do texto foi autorizada pelo própio autor Michael Martinez. Tendo como original o texto “Did Bilbo Baggins have any children?” publicado em 16 de outubro de 2012 no seguinte site: http://middle-earth.xenite.org/2012/10/16/did-bilbo-baggins-have-any-children/
 
Facebooktwittergoogle_plusredditby feather
  • Wesley Lisboa

    Particularmente eu prefiro Bilbo há Frodo.