Saiba mais sobre O Hobbit, Senhor dos Anéis…

História interna do Quenya Parte 03 – Nandor, Sindar,Telerin

miscelf_030_gilgalad3

Para ver as partes anteriores acesse AQUI.

Abaixo o quadro das línguas élficas de acordo com sua evolução histórica e suas diversas ramificações (clique para ampliar):

quadro das línguas

 

NANDOR (Common Nandorin)

 

“Ergueu-se então alguém do clã de Olwë, que sempre ficava mais para trás no caminho. Lenwë era seu nome. Ele renegou a marcha para o Oeste e levou consigo um grupo numeroso, na direção sul, descendo pelo grande rio, e esses desapareceram do conhecimento de seus parentes, só retomando depois de muitos anos. Eram os Nandor; e se tornaram um povo isolado, diferente dos familiares, a não ser por amar a água e quase sempre habitar as proximidades de cachoeiras e cursos d’água”.(Silmarillon)

Laiquendi

  “Em anos posteriores, Denethor, filho de Lenwë, voltou-se afinal para o oeste, e conduziu parte daquele povo através das montanhas para entrar em Beleriand antes do surgimento da Lua”.(Silmarillon)

SINDAR

São todos os Teleri que permaneceram em Beleriand. Eram divididos em:

—Iathrim – região de Doriath – Líder Elwë
—Falathrim– região de Falas – Líder Círdan
—Mithrim – região de Hithlum

 

“Ulmo arrancou uma ilha que há muito estava isolada no meio do mar, distante dos dois litorais, desde a época das turbulências da queda de Illuin; e, com o auxílio de seus servos, ele a moveu, como se fosse uma embarcação imponente, e a ancorou na Baía de Balar, na qual o Sirion desaguava E então os vanyar e os noldor embarcaram nessa ilha e foram arrastados oceano afora, chegando afinal às longas praias aos pés das Montanhas de Aman; entraram em Valinor e foram acolhidos em sua bem-aventurança”.(History of Middle Earth Vol. 10)

Falmari (Telerin)

“Muitos continuavam a procurar por Elwë, seu senhor, pois sem ele não se dispunham a seguir viagem. Entretanto, quando souberam que Ingwë, Finwë e seus povos haviam partido, muitos dos teleri se apressaram a chegar ao litoral de Beleriand e ali ficaram, daí em diante, próximos às Fozes do Sirion, saudosos dos amigos que haviam partido. E escolheram Olwë, irmão de Elwë, para ser seu rei”.(Silmarillon)

 

TELERIN

 

“E, desse longo isolamento na Ilha Solitária, resultou que seu idioma se afastou daquele dos vanyar e dos noldor”. (Silmarillon)

O Telerin era falado pelos elfos Falmari (Povo Teleri em Aman).

facebooktwittergoogle_plusredditby feather