PROJETO: VAMOS LER O SILMARILLION!

PROJETO: VAMOS LER O SILMARILLION!

05/01/2018

Depois do sucesso de o Senhor dos Anéis e O Hobbit muitas pessoas procuram saber mais sobre o universo criado por J.R.R. Tolkien. E é justamente aí que encontram o livro O Silmarillion.  Porém, apesar de ser um livro razoavelmente curto (cerca de 300 páginas), contém um emaranhado de nomes, personagens e descrições de cenários. Com isso muitas pessoas se perdem na leitura e acabam desistindo ou mesmo desanimam logo no começo por algum motivo.

Pensando nisso que decidimos agora nesse ano de 2018 iniciar o projeto “VAMOS LER O SILMARILLION” onde serão gravados vídeos periodicamente, contendo resumo dos capítulos e explicações.

As leituras serão complementadas por um material que facilita e organiza o entendimento da obra. São os livros “Atlas da Terra-média” de Karen Fonstad e o “The Complete Guide to Middle-Earth” de Robert Foster.

O ideal é que você leia o capítulo antes de assistir os vídeos, pois neles iremos falar do conteúdo do capítulo e se você não leu poderá acabar estragando a surpresa da leitura. Mas se você não se importa assista do mesmo jeito, pois isso facilitará as ideias na hora do debate.

A partir do momento que o vídeo for postado iremos abrir debates tanto nos comentários do vídeo como em nosso grupo no facebook (link AQUI). Lá você poderá apresentar suas dúvidas e análises do que achou do capítulo etc.

Preparamos o seguinte calendário dos dias que serão postados cada vídeo, para que você possa se programar. Os vídeos serão postados nos dias que estão marcados com uma bolinha vermelha. O horário será entre as 19:00 e 20:00.  Os vídeos serão postados em nosso novo canal TOLKIENISTA (link Aqui)

Os capítulos que estão para serem lidos em uma semana são aqueles com tamanho médio (que em uma leitura de 20 a 30 minutos você consegue terminar). Os capítulos muito curtos serão postados na mesma semana e os capítulos grandes (como o Beren e Lúthien e Túrin Turambar) foram divididos em dois vídeos na semana.

O calendário poderá ser alterado devido aos pedidos ou mesmo por algum imprevisto. Mas o que temos programado é o seguinte:



 

18 comments

  1. João /

    Iniciativa sensacional. Parabéns.

  2. Claudio /

    Estou super dentro. Ótima iniciativa.

  3. Thiago /

    Já marquei o primeiro mês no calendário. Vamos!

  4. nathiely /

    To dentro.

  5. Alex /

    Ótima iniciativa estou dentro

  6. Sâmea /

    Amei! Já li e lerei de novo, agora acompanhando os vídeos.

  7. Fernando Pereira Gonçalves /

    Olá,
    Sou professor em Joinville e quando tinha 15 anos li “O Hobbit”.Havia começado “O Silmarillion” mas tive de parar de lê-lo.Anos mais tarde comprei a coleção praticamente completa:”O Silmarillion”,”O Hobbit”, “O Senhor dos Anéis” e “Os Contos Inacabados”. Gostaria de saber se alguém poderia me indicar a ordem certa para intercalar os Contos no Silmarillion e se, além desses, há algum outro livro de Tolkien para ser lido de modo a complementar a obra e o entendimento da história.
    PS:amei a iniciativa, pois assim,com acompanhamento,disciplinar-me-ei a lê-lo.
    Atenciosamente
    Fernando Pereira Gonçalves, fã da obra Tolkeniana,mas com diversos livros a ler e provas a corrigir!!!!!

  8. Fernando Pereira Gonçalves /

    Vocês mandam o calendário por e-mail?

  9. Ruan Vinícius /

    Vamos lá!

  10. Ivani da Costa /

    Muito interessante

  11. Andre /

    Boa iniciativa pra começar 2018! E logo que ja estou começando a ler os livros de Tolkien

  12. Ferlipe /

    Acabei de ler o Senhor dos Ameis e agora to lendo um livro do Carl Jung.

  13. Marcos Luiz /

    Ótima idéia! Vou fazer o possivel para participar também. Só falta eu terminar o último capitulo do Senhor dos anéis.

  14. Fernando /

    Que bom! Vou participar também

  15. carlos /

    cadê, não vai dar certo?

  16. Fernando /

    Que pena que não foi para frente!

  17. Assis Bernardo /

    Bom dia, projeto ta parado ? fui no canal parou em Do inicio dos tempos.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *