Carta do Arcebispo que pode iniciar a canonização de Tolkien

Arcebispo que pode iniciar processo de canonização de Tolkien


Para entender a iniciativa de canonizar Tolkien acesse AQUI.


 

Pouco tempo após a primeira missa realizada que tratou sobre um pedido de canonização de J.R.R. Tolkien (veja mais AQUI), agora o grupo de católicos liderados pelo Daniele Pietro Ercoli‎, do “Instituto Internacionale “Dom Bosco” da Itália que organiza esse processo e tem um grupo no facebook com quase mil membros (veja o grupo aqui), divulgou a carta de Bernard Longley, arcebispo  de Birmingham. Ele é o membro da Igreja Católica que pode ser responsável pela abertura do processo de canonização de Tolkien.

Em 2009, Bernard Longley foi apontado pelo Papa Bento XVI para ser o Arcebispo de Birmingham, local na Inglaterra onde Tolkien viveu boa parte de sua vida. O Arcebispo Longley exerceu um papel importante nos planos de beatificação do Cardial John Henry Newman e apresentou um pedido de canonização ao Papa Bento XVI. Quando o Papa Bento XVI esteve em Birmingham para a beatificação do Cardial John Henry Newman, em setembro de 2010, uma estátua dele tinha sido feita pelo escultor Tim Tolkien, um descendente do autor. A escultura do Cardial foi abençoada pelo próprio Papa naquela ocasião.

A carta não diz que o processo de canonização seja possível no momento. Mas está sendo realizado os primeiros preparativos para uma investigação.  A carta foi escrita em 16 de julho de 2015 e somente foi divulgada recentemente pelo próprio Daniel Pietro Ercoli. O conteúdo é o que se segue:

 


 
Prezado Don Daniele Pietro,[1]

Por favor, perdoe a minha demora em responder à sua carta que recebi em 7 de abril de 2015 em relação a uma oração em apoio à “Causa da Canonização de J.R.R. Tolkien “. Eu considerei seu pedido e procurei o conselho de nosso Promotor Diocesano de Causas dos Santos.

Até que a Igreja decida abrir uma causa em relação a J.R.R. Tolkien eu me sentiria hesitante em aprovar pessoalmente uma oração em apoio à sua canonização, especialmente para um grupo internacional. Ao mesmo tempo, tenho o prazer de encorajá-lo a procurar informar as pessoas mais amplamente sobre a fé católica de J.R.R. Tolkien e a influência que isso teve em sua escrita e em sua vida.

Eu poderia sugerir que está livre para você compor uma oração para ser distribuída para uso privado e pessoal e, se uma causa for aberta um dia, podemos elaborar uma oração apropriada de acordo com as disposições da Canon 826 § 1 do Código de Direito canônico.

Devo copiar nossa correspondência para o P. Julian Booth, o Promotor Diocesano de Causas, e asseguro-lhe minhas orações e todos os desejos. Por favor, ofereça uma oração para mim e a Arquidiocese de Birmingham no Santuário de São João Bosco.

Sinceramente, em Cristo
Bernard Longley
Arcebispo de Birmingham

 

A oração privada que o Longley sugeriu foi feita por Daniel e publicada no grupo do facebook. Mas atualmente está sendo remodelada.

Além de concentrar estudos sobre a vida católica de Tolkien. O grupo se dedica atualmente a promover missas em homenagem ao escritor e está sendo organizada a primeira conferência para a canonização de Tolkien que ocorrerá em setembro de 2018.

Um documentário sobre Tolkien e sua fé católica está sendo feito pelo diretor britânico Danny Oscar Rutilio e terá o título “Tolkien: A Saint for our Time“.

 
—————————-
[1] Dear Don Daniele Pietro,
Please forgive my delay in replying to your letter which I received on the 7 April 2015 regarding a prayer in support of the “Cause of Canonization of J.R.R. Tolkien”. I have considered your request and sought advice from our Diocesan Promotor of Causes of Saints.
Until the Church decides to open a cause in respect of J.R.R. Tolkien I would feel hesitant about personally approving a prayer in support of his canonization, especially for an international group. At the same time, I am pleased to encourage you in seeking to inform people more widely about J.R.R. Tolkien’s Catholic faith and the influence that this had on his writing and on his life.
I would suggest that it is open to you to compose a prayer to be distributed for private and personal use and, if a cause is one day opened, then we can draft an appropriate prayer under the provisions of Canon 826 § 1 of the Code of Canon Law.
I shall copy our correspondence to Fr Julian Booth, the Diocesan Promote of CausesI assure you of my prayers and every kind wish. Please offer a prayer for me and the Archidiocese of Birmingham at the Shrine of St John Bosco.
Yours sincerely in Christ
Bernard Longley
Archbishop of Birmingham

2 comentários para Carta do Arcebispo que pode iniciar a canonização de Tolkien

  • JD Martins  says:

    Olá, Tolkien Brasil,
    Sugiro a alteração do texto para substituir o termo “Cardial” por “Cardeal”.

  • […] Desde sua infância Tolkien foi um católico devoto. Tendo herdado de sua mãe a fé religiosa e sido criado por um Padre Jesuíta (veja mais sobre o Padre Francis Morgan AQUI). O padre que praticamente foi um segundo pai, chegou a ser bem próximo do Beato Cardeal Henry Newman e aprendeu com ele boa parte de suas ideias que transmitiu a Tolkien.  Assim, Tolkien manteve sua fé dentro de um aspecto tradicional (veja mais sobre Tolkien ser um católico tradicional AQUI). Ocorre que nem sempre o fato de ser um católico devoto e tradicional implicaria em dizer que ele não cometeria pecados. Certamente, Tolkien era um ser humano como qualquer outro e tinha seus momentos de glória e derrota. Muito embora, alguns já buscam sua canonização (veja mais AQUI). […]

Leave a reply

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>