Songs for the Philologists (J. R. R. Tolkien), editado por Ronald Kyrmse – DOWNLOAD

songs

Por: Sérgio Ramos*.

Publicado em: 23/02/2016.

Quando estava na Universidade de Leeds, J. R. R. Tolkien e seu amigo E. V. Gordon fundaram um grupo chamado “Viking Club”, no qual os alunos da graduação se dedicavam à leitura de antigas sagas nórdicas e a beber cerveja. Dentro deste contexto, por volta de 1935-36, os amigos escreveram o Songs for the Philologists [algo como Canções para os Filólogos], uma mistura de versos escritos por Gordon e Tolkien e canções tradicionais em inglês antigo, nórdico antigo e gótico de forma a caberem nas melodias tradicionais do inglês.

Um pouco depois, o Dr. A . H . Smith deu uma cópia do Songs a seus alunos para que eles pudessem imprimir suas próprias cópias como forma de exercício de impressão (onde foi utilizada uma prensa de madeira à mão que havia sido reconstruída). No entanto, o Dr. Smith se lembrou que não havia pedido permissão de Gordon ou Tolkien para que usasse seu material, razão pela qual os livretos completos com o material não foram distribuídos.

Além de não ter havido ampla distribuição, para completar os arquivos da Faculdade foram bombardeados durante a Segunda Guerra Mundial, destruindo-se quase todas as cópias que lá estavam. Acredita-se, assim, que existam apenas 13 ou 14 exemplares do livreto original de Songs for the Philologists.

Das 30 canções existentes, 13 são de autoria de J. R. R. Tolkien:

From One to Five

Syx Mynet

Ruddoc Hana

Ides Ælfscýne

Bagmē Blomā

Éadig Béo þu!

Ofer Wídne Gársecg

La Húru

I Sat upon a Bench

Natura Apis: Morali Ricardi Eremite

The Root of the Boot [esta sendo uma versão mais primitiva de “Troll sat alone on his seat of stone”, em português “Troll senta sozinho na pedra do caminho” – presente em As Aventuras de Tom Bombadil]

Frenchmen Froth

Two Little Schemes – Lit’ and Lang’

O material aqui referido é, assim, extremamente raro e serve de interesse a todos os tolkienistas sérios e focados no estudo da Obra de J. R. R. Tolkien.

Mais uma vez, assim como ocorreu com a coletânea Poemas de O Senhor dos Anéis, temos 

Ronald Kyrmse é membro da Tolkien Society e do grupo de estudos dos idiomas élficos "Quendili", estudioso de Tolkien há mais de 30 anos e membro fundador do primeiro grupo de entusiastas tolkienianos do Brasil, tendo colaborado como consultor ou tradutor em quase todas as publicações de Tolkien no Brasil.

Ronald Kyrmse é membro da Tolkien Society e do grupo de estudos dos idiomas élficos “Quendili”, estudioso de Tolkien há mais de 30 anos e membro fundador do primeiro grupo de entusiastas tolkienianos do Brasil, tendo colaborado como consultor ou tradutor em quase todas as publicações de Tolkien no Brasil.

a honra de contar com a graciosa participação de Ronald Kyrmse, renomado tolkienista brasileiro e atual tradutor dos livros de J. R. R. Tolkien, que nos brinda com uma versão de Songs for the Philologists revisada e editada com base nas correções propostas em The Road to Middle-earth, de Tom Shippey (conhecido tolkienista que ocupou o lugar de professor deixado por Tolkien na Universidade de Leeds).

Algo que muita gente não sabe é que Ronald Kyrmse não é “apenas” tradutor dos livros de Tolkien. É um profundo conhecedor de suas obras, com estudos particulares de alto grau de complexidade nunca antes publicados. Alguns deles podemos ter acesso aqui no Tolkien Brasil, a exemplo do Songs. Por isso, mais uma vez agradecemos pelo carinho e confiança que Ronald Kyrmse dedica a este espaço, que é inteiramente dedicado à divulgação de materiais tolkienianos.

Para baixar o texto de Songs for the Philologists editado por Kyrmse, gratuitamente, siga o link:

Songs for the Philologists

Obs.: Autorização concedida exclusivamente ao Tolkien Brasil. Proibida reprodução em outros meios (salvo link direto para esta matéria).

By

Eduardo Stark
Eduardo Stark
Leitor das obras das J.R.R. Tolkien por mais de vinte anos. Membro e apoiador de diversas instituições de promoção internacional das obras de Tolkien e C.S. Lewis. Tais como: The Tolkien Society, C.S. Lewis Society, The Mythopoeic Society, Newman Association, Viking Society dentre outros.
Advogado e Professor.

= Email: tolkienbrasil@gmail.com
= Canal sobre livros clássicos: https://youtube.com/tresvias
= Canal sobre tolkien: https://youtube.com/tolkienista

Leave a reply

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>