Arma de J.R.R.Tolkien usada na 1ª Guerra Mundial será exposta ao público pela primeira vez!

Arma de J.R.R.Tolkien usada na 1ª Guerra Mundial será exposta ao público pela primeira vez!

04/12/2013

Tolkien Gun WWI - 1916

Segundo notícia do dailymail, pela primeira vez será exibido ao público a arma de fogo utilizada por J.R.R. Tolkien durante a Primeira Guerra Mundial.

Nesse mês (dezembro 2013) a Webley MK VI, arma de J.R.R. Tolkien, ficará exposta no espaço das principais exposições do Museu Imperial da Guerra do Norte (Imperial War Museum North) em Greater Manchester, Inglaterra.

O museu planeja para o ano que vem uma exibição especial em razão do centenário da Primeira Guerra Mundial. O evento se chamará: “From Street To Trench: A War That Shaped A Region”.

Graham Boxer, diretor do museu, disse que: “Neste mês de dezembro, assim como está sendo lançado nos cinemas o mais recente filme de O Hobbit, os visitantes do Museu Imperial serão capazes de ver esta arma e se conectar ainda mais com histórias mágicas do Tolkien, que nasceram a partir de suas angustiantes experiências da guerra”.

E ainda continua dizendo que: “Expor esse objeto é para nós o começo do que vai ser uma época extremamente ocupada, enquanto nos preparamos para lançar nossa grande exposição do Primeiro Centenário da Guerra Mundial“.

Tolkien Gun WWI - 1916.2

A Webley MK VI foi dada ao Tolkien quando entrou para o 11º Batalhão de Fuzileiros de Lancashire, em Junho de 1916. Entre junho e novembro de 1916, mais de um milhão de pessoas foram mortas na batalha do Somme.

Tolkien e seu batalhão foram colocados lá desde 1916 e ocuparam as trincheiras da linha de frente em Beaumont- Hamel, Serre e Leipzig Salient.

Em 24 de maio de 1915 a Webley MK VI foi adotada como a arma oficial do exército britânico e assim permaneceu durante toda a Primeira Guerra Mundial. Era feita especialmente para oficiais, pilotos, tripulação naval, soldados em trincheiras, fuzileiros e soldados dentro de tanques.

A Mk VI provou ser uma arma muito confiável e resistente, bem adaptada às condições adversas de lama e da guerra de trincheira, e vários acessórios foram desenvolvidos para ela. Tais como uma baioneta, dispositivo de recarregar e um estoque permitindo ao revólver ser convertido em uma carabina.

Para saber um pouco mais sobre a influência da primeira guerra na vida de Tolkien veja o artigo de John Garth AQUI. Se você quer se emocionar um pouco veja um vídeo feito pelos fãs relacionando o período de guerra e a vida de Tolkien AQUI.

Para se ter uma certa noção de como a arma é utilizada veja o vídeo demonstrativo abaixo:

No comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *