A "Maldição Tolkien" – Neto de Tolkien fala sobre os filmes de Peter Jackson

 
Na idade de 40 anos, Simon Tolkien (neto de Tolkien) começou a escrever livros com incentivo de sua esposa americana Tracy e agora com 53 está prestes a publicar seu quarto livro.Mas s como é ser um escritor quando o seu avô é um dos maiores já vistos no mundo?
Em entrevista para a The Sunday Times Magazine, Simon Tolkien, neto de JRR Tolkien, fala sobre o que acha dos filmes de Peter jackson e como é a vida de escritor sendo neto de Tolkien.
Segundo ele o sucesso dos filmes do Peter Jackson, foram como ser atingido por um grande trator (hit a juggernaut).Segundo ele:  “Em um minuto, eu era Simon Tolkien, um advogado de Londres. De repente, eu era o “neto de JRR. Tolkien”. Pode parecer estranho, mas eu comecei a deixar de entender quem eu era. Foi como se eu – Simon- tivesse desaparecido. Eu me senti sufocado“.

Simon Tolkien, escritor e advogado


Foi informado naquela época que a família optou por cooperar com o diretor Peter Jackson apesar da oposição do resto da familia. Contudo mais tarde esse plano foi abandonado.
O Simon disse: “Talvez algumas pessoas podem dizer que foi por causa de dinheiro… Eu não sei”.
Em retrospectiva, eu acho que toda a minha raiva estava sendo dirigido por essa sensação de que eu estava preso. Tudo que eu sempre ia ser era neto de um famoso escritor. Essa foi a soma total de minhas conquistas.
Desde então ele e seu pai (Christopher Tolkien) tiveram desavenças, mas então se reconciliaram, tanto que o Simon Tolkien dedicou seu último livro a seu pai.
Ele disse: ‘Eu acho que eu sinto em paz agora que eu tive a chance de acertar as coisas com o meu pai“.
Mas eu sou grato por que ele teve tempo de ler meus livros e me dizer que ele gostava.Isso me fez sentir muito satisfeito.
O temor de Simon Tolkien em escrever o seu livro vinha justamente do pensamento de porque  fazê-lo ” se o seu avô é JRR Tolkien?

Jrr Tolkien e Simon Tolkien


O primeiro filme em uma adaptação de três partes de O Hobbit chamado Uma viagem inesperada deverá ser lançado no próximo mês. A respeito disso, Simon disse que este “já não me enche a trepidação como aconteceu outra vez. Eu não vou estar recebendo outro golpe de um trator “.
Nessa oportunidade, a esposa de Simon Tolkien, disse que “Ele sabe que ele nunca vai ser tão famoso ou vender mais livros do que o seu avô, mas ao menos ele sente que pode criar algo de acordo com sua própria criatividade“.

O Sr. Simon Tolkien disse que está agora em paz com o legado de sua família. Afirmando que ” Sim, a sombra do meu avô continuará lá, mas ao invés de ver isso como uma cruz a ser carregada, eu encaro como sendo um beneficio“.
 
Agradecimento especial a Susane Soares por ajudar na tradução das falas do Simon Tolkien.
Fonte: http://www.thesundaytimes.co.uk/sto/Magazine/relative_values/article1163182.ece

By

Eduardo Stark
Eduardo Stark
Leitor das obras das J.R.R. Tolkien por mais de vinte anos. Membro e apoiador de diversas instituições de promoção internacional das obras de Tolkien e C.S. Lewis. Tais como: The Tolkien Society, C.S. Lewis Society, The Mythopoeic Society, Newman Association, Viking Society dentre outros.
Advogado e Professor.

= Email: tolkienbrasil@gmail.com
= Canal sobre livros clássicos: https://youtube.com/tresvias
= Canal sobre tolkien: https://youtube.com/tolkienista

9 comentários para A "Maldição Tolkien" – Neto de Tolkien fala sobre os filmes de Peter Jackson

  • João Vitor Pereira  says:

    Fiquei curioso agora para saber como são esses livros… Alguém tem alguma informação sobre?

    • Snaga  says:

      Bateu a mesma curiosidade. Vou pesquisar sobre.

      • Snaga  says:

        http://planetamarcia.blogs.sapo.pt/502189.html
        Tae, parece que ele já publicou 3 livros. O último é um triller policial passado no período da Segunda Guerra. Os dois primeiros não sei, mas devem ser policiais também.

  • Priscylla Iauriel Gomes  says:

    Tolkien era um gênio!se igualar a gênios é impossível já que parece que cada um vem a este mundo como únicos para prestar algum serviço à humanidade!!!!!

  • […] Do primeiro casamento de Christopher Tolkien, nasceu Simon Tolkien, que é conhecido atualmente como advogado e escritor de livros, e que recentemente explicou como tem sido um carma ser membro da família Tolkien após os filmes de Peter Jackson (veja a reportagem sobre a maldição Tolkien AQUI). […]

  • […] Muitos fãs querendo uma adaptação para o cinema questionam quem será o sucessor de Christopher Tolkien após seu falecimento. Provavelmente a direção dos direitos ficará com a filha do Tolkien, chamada Priscila ou com algum dos filhos do Christopher Tolkien, o Adam, Rachel e o Simon Tolkien (veja notícia AQUI). […]

  • Tarfk  says:

    Achei a atitude dele muito idiota. Caso eu fosse neto do Tolkien, adoraria ser conhecido sendo o “neto de Tolkien”.

    • Daniel Cunha  says:

      Isso significa ser apenas uma sombra do que o teu antepassado foi um dia. Idiota é gostar de ser conhecido como “neto de alguém” já que isso desvaloriza qualquer mérito que tenhas conquistado por ti mesmo.

Leave a reply

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>